O estúdio de cinema Vera Cruz, com o nome de Companhia Cinematográfica Vera Cruz, nasceu em 1949 e entrou em uma dívida irreversível nos anos 50, entrando em falência em 1954. O interessante é que mesmo na bancarrota, o estúdio conseguiu produzir um de seus maiores sucessos, o filme O Cangaceiro de 1953.
A história do filme, idealizada pelo diretor Lima Barreto, foi inspirada nos filmes de faroeste americanos, mas colocando elementos brasileiros na película. Se aqui não temos caubóis, ele usou a figura dos cangaceiros - homens que viviam fora da rotina e que buscavam vingança pelo modo de vida - para dar vida à sua história, que segue Teodoro (Alberto Ruschel), um fora da lei que acaba se apaixonando pela professora da cidade do interior, Olívia (Marisa Prado). Apesar de Alberto querer ser diretor de cinema, o seu caminho como ator já estava destinado e ele foi considerado por Barreto, o intérprete ideal para Teodoro, segundo conta a revista Cinelândia.
Alberto foi um dos galãs do cinema brasileiro Divulgação/Gif |
Mas, voltando ao filme, que foi aclamado durante o festival de Cannes de 1953, ganhando o prêmio de melhor trilha sonora, em uma menção honrosa para Gabriel Migliori, um grande compositor brasileiro, que também trabalhou em outro filme com temática de cangaço, o Lampião, o Rei do Cangaço (1964). O filme também ganhou o prêmio de melhor filme de aventura no festival, que Lima Barreto pode levar para a casa. Mas o foco aqui nesta matéria é o figurino fiel de O Cangaceiro (1953), que foi todo idealizado pelo grande artista Carybé.
Carybé fez mais de mil desenhos para o filme, cena a cena Divulgação/Youtube |
Abaixo, a cena do filme e acima uma foto com o bando do Lampião Divulgação/Montagem |
Marisa Prado começou como montadora de filmes, mas sua beleza a destacou Divulgação/Montagem |
Já Vanja, a musa do ciclo do Cangaço, como era conhecida na época, tinha um figurino de cangaço de muito respeito. A única diferença para o vestuário masculino é que ela não usava calças e sim saias compridas, que chegavam até seus tornozelos. Quando não estava em ação, no entanto, ela apostava em roupas sensuais, que combinavam com sua persona sedutora, principalmente quando tinha sua atenção voltada para Teodoro, quem ela sempre amou, mas nunca sentiu o mesmo por ela. A sua cintura está sempre demarcada e ela usa seus cabelos sempre soltos, mostrando sua personalidade destemida e livre.
Muito boa análise dos figurinos do filme.
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