É impossível não pensar em Bette Davis Eyes da Kim Carnes quando se fala de músicas escritas sobre estrelas da antiga Hollywood. A canção, lançada em em 1981, foi um sucesso tão estrondoso que a própria Bette ficou muito feliz. Kim ganhou um disco de Ouro e outro disco de Platina pela canção e fez questão de mandar para Bette uma cópia de cada um, que ela pendurou em sua casa.
Outra música que temos em mente quando pensamos em estrelas da antiga Hollywood é Candle in The Wind do Elton John, que não é sobre a princesa Diana e sim sobre Marilyn Monroe, mas que foi reescrita parcialmente para servir como homenagem para Diana, com Candle in The Wind sendo tocada por Elton no funeral da princesa em 1997.
Capa do EP de Bette Davis Eyes sobre a Bette, escrita por Kim Carnes Divulgação |
A fascinação com as estrelas de Hollywood, especialmente as da Old Hollywood, continuam depois de décadas e a aparência glamourosa e misteriosa dos astros ajuda e muito na hora de fazer uma música de sucesso. Vem conferir na A Listinha, 14 músicas escritas sobre estrelas da antiga Hollywood e faça da sua playlist um sucesso!
Paul Newman's Eyes - Dogs Die in Hot Cars
O álbum Please Describe Yourself também tem outra música baseada, em parte no Paul Newman, a Modern Woman, no qual eles também falam sobre Steve McQueen (os dois, como sabemos não se davam nada bem.) Mas a letra de música do Paul Newman's Eyes é com certeza uma ode à beleza do astro, afinal não seria nada mal ter os olhos dele.Paul Newman's Eyes veio para nós bem fácil. Eu acho que todo mundo gostou do ritmo clean, das mudanças de tons [...] O tema da letra é bem direto: o que queremos, desejos, o que temos, o que nossos vizinhos tem, como temos sorte de não sermos vítimas como outras pessoas. [...]
Errol - Australian Crawl
Eu tinha visto alguns filmes dele e isso me fez vê-lo em uma luz diferente. Então eu li mais sobre sua vida depois disso e sobre suas experiências em Cuba como jornalista. Ele foi um dos primeiros caras à ir para a floresta encontrar Castro quando Castro era apenas um líder rebelde. Todas as coisas que ele fez além de sua carreira no cinema.
James não parou por aí e também afirmou que Errol "levou uma vida extraordinária." A canção do Australian Crawl certamente mostra esse sentimento e com um ritmo bem gostoso, duvidamos que o refrão vai sair da sua cabeça.
Take Take Take - White Stripes sobre Rita Hayworth
O autógrafo do qual ele se refere seria este aqui, mas não temos certeza da veracidade da autoria:Rita Hayworth se tornou uma metáfora sobre tudo o que eu estava pensando ao fazer o álbum. Existe um autógrafo dela - ela beijou um papel, deixou uma marca de batom nele e escreveu 'Meu coração está na minha boca.' Eu amo essa frase e me pergunto por que ela escreveu. Também tem o fato de ela ser latina e ter mudado seu nome. Ela se tornou algo diferente, se transformou e tentou colocar algo para trás.
Para se ter uma ideia Jack White é tão fã de Rita, que tem um perfil só dela aqui na Caixa, que nomeou uma de suas guitarras com seu nome: as outras três se chamam Veronica, em homenagem à Veronica Lake, e Claudette, em homenagem à Claudette Colbert.
La beauté d'Ava Gardner - Alain Souchon
Dorothy Dandridge Eyes - Janelle Monae feat Esperanza Spalding
Nós só queríamos homenagear Dorothy Dandridge. Ela não só era linda, como também uma ativista. Ela realmente abriu várias portas para as mulheres negras.
Fred Astaire - Donna Summer
Quem dera encontrar um parceiro(a) que dança como Fred Astaire, certo?Fred Astaire é uma música para sair com a galera e para a festa. Todo mundo está saindo e procurando a pessoa certa, aquele que vai dançar melhor com você.
James Dean - Eagles
Eu sempre achei que a melhor frase do James Dean era 'Minha vida seria bem melhor seu eu pudesse vê-la através das telas' e você não consegue fazer isso.
Marilyn Monroe - Alarma!! (Manolo Tena)
Eu me baseei numa breve biografia sobre Marilyn publicada publicada por um jornal de Madrid num domingo. Então eu li a biografia dela escrita por Donald Spotto. Eu vi os filmes dela inúmeras vezes e escrevi o que via nela.
Robert Mitchum - Julian Cope
Ingrid Bergman - Billy Bragg and Wilco
Depois de Nora ter descoberto o poema, todas as letras feitas pelo seu pai foram lançadas em forma de álbum, póstumo, pelo cantor Billy Brag e a banda Wilco, em 1998 no disco Mermaid Avenue. Na música, Woody menciona o filme controverso Stromboli, no qual Ingrid estrelou e acabou tendo um caso com o casado diretor Roberto Rossellini. Sobre isso, Billy, que introduziu a música na letra de Woody, disse:Ele tinha uma queda enorme na Ingrid Bergman e ele escreveu essa canção maravilhosa sobre ela. É uma canção muito erótica. Só o fato de ele ter escrito uma canção erótica para Ingrid é engraçado para mim.
Acho que isso fez ele ficar ainda mais obcecado pela Ingrid e fez com que ele tivesse inúmeras fantasias sobre ela.
The Clash - Right Profile sobre Montgomery Clift
Suzanne Vega - Marlene on The Wall
Foi escrita para a atriz Marlene Dietrich. Essa é a Marlene de quem eu falo na canção. E a primeira vez que a vi foi na televisão. [...] Eu escuto a voz de um homem dizendo 'Você levou muitos homens à ruína com seu corpo'. [...]E a resposta dela, claro, foi a única lógica :' Me dê um beijo'. A partir daí fiquei fascinada por ela, me tornei uma grande fã. Marlene on The Wall, na parede, é por causa de um poster que me deram porque sabiam que eu era uma grande fã dela.
Roxy Music -2HB sobre Humphrey Bogart
Ele é um ícone. Assim como Marilyn Monroe, ele se tornou uma persona independente de seus filmes. Quando criança, eu frequentava muito o cinema que era perto de casa. Minha mãe fazia chá para o projecionista, então entrávamos de graça. Eu passei muito tempo no cinema assim como aquele menino de Cinema Paradiso.
Nenhum comentário
Postar um comentário