A multidão lotava as ruas. Gritos, choros e palmas se interligavam durante a procissão do corpo de Carmen Miranda até a Câmara Municipal dos Vereadores, no Rio de Janeiro, onde ela seria velada. A urna funerária que armazenava o corpo da Pequena Notável chegou em um quadrimotor da Real-Aerovias pelo Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às 10h35 do dia 12 de agosto de 1955, após uma breve parada em Belém do Pará para combustível.
Tratada como uma estrela no além-vida, apesar de muitas recepções não tão calorosas no Brasil após sua partida acusando-a de estar americanizada, o corpo de Carmen foi escoltado pelo Corpo de Bombeiro logo após o desembarque para a Praça Mauá, na sede do jornal A Noite. De acordo com o jornal Diário Carioca, dali o cortejo se iniciou à pé rumo a sede da Rádio Mayrink Veiga, com os antigos parceiros de rádio de Carmen que prestaram suas homenagens.
Depois dali, rumo a Avenida Rio Branco, o caixão de Carmen ficou exposto na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro até às 13h do sábado, do dia 13 de agosto. A atriz foi enterrada no Cemitério São João Batista, ao lado de seu fiel amigo Chico Alves.
Carmen Miranda no hoje icônico curta The Gang's All Here (1943) |
A comoção nos Estados Unidos sobre a morte de Carmen Miranda foi um tanto mais singela, mas não menos tocante. Carmen faleceu após um encontro casual com amigos horas depois de sua última participação na televisão: no The Jimmy Durante Show em 4 de agosto de 1955. A atriz já não estava mais em seu auge: no pós-guerra, seu visual vibrante e sem preocupações era um contraste cruel demais à nova realidade do mundo. Durante as gravações se queixava de cansaço e uma tosse persistente.
Apesar desses sinais, Carmen decidiu fazer uma "festinha" com alguns amigos em sua casa após a apresentação e um dos convidados, o empresário Jackson Flores da Cunha, em entrevista ao O Cruzeiro, relembrou que a atriz estava em ótima disposição e ficou os entretendo até as duas da madrugada. Tanto que os dois até conversaram, premonitoriamente, sobre a morte:
Depois de conversarmos sobre a nossa vida no Brasil, ela revelou: 'Gosto de viver aqui, mas uma coisa não desejo: ser enterrada aqui. Quando morrer quero ser enterrada no Brasil.'
Carmen Miranda ao lado de Jimmy Durante em sua última aparição antes de morrer |
A morte de Carmen Miranda foi no mesmo dia da atriz Suzan Ball, prima de Lucille Ball, que enfrentou um câncer nos ossos e teve sua perna amputada. Muitos jornais optaram por colocar na primeira página a saga de Suzan, mas Carmen ganhou várias manchetes: apesar de estar na obscuridade, a Pequena Notável sempre foi muito amada por seus fãs e colegas. The New York Times relembrou que ela foi a atriz mais bem paga de Hollywood em 1946, enquanto outros se lembravam de suas roupas vibrantes, trejeitos exagerados que lhe deram a alcunha de "Brazilian Bombshell".
A missa de Carmen Miranda, nascida Maria do Carmo Miranda da Cunha, ocorreu na Igreja do Bom Pastor, em Santa Monica Boulevard no dia 8 de agosto de 1955, Beverly Hills, Los Angeles, EUA. Ricardo Montalban foi um dos primeiros a aparecer na Missa, além do próprio Jimmy Durante, Danny Thomas e Carmen Cavalaro.
Carmen ganhou uma linda eulogia do Reverendo Charles Dingham durante a Missa do dia 8 de agosto, no qual seu corpo foi velado. De acordo com o jornal San Bernardino Sun, ela sempre frequentava essa a Igreja, onde se casou com David Sebastian em 1947. O Reverendo disse que "ela deu tudo de si para fazer outras pessoas felizes. Ela literalmente cantou e dançou até acabar com seu coração. Agora está morta" e acrescentou:
Nós nos lembramos bem dela aqui. Ela passou vários momentos especiais aqui e eu me lembro de um, em especial. Ela estava sozinha, rezando antes do altar e um rapazinho estava prestes à ser batizado. Ele não tinha uma madrinha. Eu me intrometi na oração de Carmen e perguntei se ela queria ser a madrinha. Ela disse sim e aquele menino e seus amigos tiveram uma festa maravilhosa em sua casa.
Fãs prestando seu respeito para Carmen no mortuário |
O corpo de Carmen foi exposto e embalsamado no Mortuário Cunningham & Connor e seu caixão foi carregado por seus fieis amigos do Bando de Lua: Harry, Zé Carioca, Lulu, Gringo, Orlando e Aluízio de Oliveira (o único do grupo original) até o local da missa. O viúvo da atriz, David Sebastian, consolava a mãe de Carmen que estava presente. No total, 300 pessoas compareceram à missa e três mil fãsforam ao mortuário para prestarem seu respeito à atriz.
O Bando da Lua e os amigos mais próximas na missa de Carmen Miranda |
Milhares de fãs e jornalistas se reuniram no Aeroporto de Galeão |
Nunca me passou pela cabeça a ideia que um dia tivesse que dizer adeus para sempre para Carmen Miranda. E nem tampouco que minha voz tivesse que resumir o adeus de tantos colegas, amigos e admiradores de Carmen Miranda. Porque esta é a despedida dos artistas de rádio à sua artista mais popular. É o adeus da Velha Guarda, da Nova, é o adeus da rádio e também de A Noite que sempre prestigiou Carmen.
Milhares de pessoas observando a despedida solene de Carmen Miranda Radiolândia |
Carmen, você sempre me agradecia o apelido que um dia feliz a chamei de "Pequena Notável", desculpe-me hoje pela falta de brilho em sua despedida. Mas eu desejei apenas ser sincero, seu amigo como sempre, seu velho companheiro de luta, o representante de todos. E é sinceramente que lhe trago um muito obrigado por tudo que você fez e é sinceramente que lhe digo que seu sacrífico será sempre louvado em nossa terra. Carmen, amiga, desejamos que você descanse em paz. Nesta paz que você nunca teve em sua atribulada carreira.
A multidão esperando visitar Carmen na Câmara Municipal do Rio |
Estou muito pesaroso com a morte de Carmen. Lembro-me como se fosse hoje os momentos quando montávamos grandes filmes. Foi uma grande companheira que se foi. Choro a morte de Carmen como esse povo carinhoso que tanto a amou. Carmen deixa na minha vida uma grande saudade.
Vários famosos, brasileiros e internacionais, prestaram respeito à Carmen |
Se lá Carmen, no assento etéreo onde subsiste, memória desta vida se consente, recorda esta homenagem sincera do povo carioca.
Carmen foi enterrada no local mais belo do cemitério |
Apenas uma, das inúmeras fãs que desmaiaram durante a procissão de Carmen |
Inauguração do Museu Carmen Miranda - à direita, Aurora e Cecilia, irmãs da atriz |
Carmen, que outrora era vista como alguém que renegou seu país para buscar sucesso no exterior e abandonou suas raízes, agora era vista como a pessoa que mais exalava a "brasilidade". Nascida em Portugal, que também prestou homenagens após sua morte, a verdade é que Carmen foi tão amada quanto odiada no Brasil.
Nenhum comentário
Postar um comentário