Sessue Hayakawa, nascido Kintarō Hayakawa, foi o primeiro astro japonês de Hollywood. Nascido em 10 de junho de 1886, na província de Nanaura; hoje Minamibōsō; em Chiba, Japão, o ator sempre sonhou em se tornar "alguém" na vida. Desde pequeno, ele estudava inglês e, vindo de uma família abastada e bastante tradicional, ele tentou fazer parte da Marinha Japonesa. Por conta de um tímpano perfurado, Sessue não conseguiu se tornar marinheiro e tentou se suicidar por levar "desgraça à família".
Aos 18 anos de idade, Sessue se mudou para os Estados Unidos, de acordo com a biografia Sessue Hayakawa: Silent Cinema and Transnational Stardom de Daisuke Miyao para ajudar o irmão, Otojiro, e outros imigrantes na pesca da concha abalone, pr um plano do governo de Japão para exibir sua prosperidade internacionalmente. Com ajuda de amigos, ele se inscreveu no curso de Economia Política na Universidade de Chicago para obter um visto americano.
Após sua saída da Universidade - que é questionada já que não há registros dele como aluno - Sessue trabalhou como lavador de pratos, garçom, vendedor de sorvete e até funcionário de fábrica. Apesar do que ele revelou em sua autobiografia Zen Showed Me the Way ...: To Peace, Happiness, and Tranquility, seu começo na atuação não foi nada glamoroso.
Sessue começou a trabalhar com a companhia japonesa de teatro de Fujita Toyo, intitulada Little Tokyo, em Los Angeles, por volta de 1912. Thomas H. Ince, produtor e diretor de cinema, ficou interessado no ator bonitão - que agora já havia adotado o nome de Sessue - e o convidou para atuar em alguns filmes mudos, certo de que grande parte do público ficaria interessado naquele visual exótico.
Hayakawa fechou contrato com Thomas H. Ince para uma série de cinco curtas, estrelando ao lado de Tsuru Aoki, que se tornaria a futura esposa do astro, em 1913. O primeiro filme de Sessue foi o Mimi San (1914) e, naquele mesmo ano, ele se casou com Tsuru, que era o nome mais reconhecido entre o casal. Sessue, no entanto, não demorou para ultrapassar a esposa e se tornou o protagonista em filmes como The Wrath of Gods (1914) e Typhoon (1914), ganhando um contrato com o estúdio Famous Players (hoje a Paramount Pictures). Foi aí que ele se tornou uma estrela com o filme The Cheat (1915), dirigido por Cecil B. DeMille.
Esse filme [The Cheat, 1915] foi a primeira grande onda na estrada de Sessue Hayakawa, que o tornou em menos de dois anos, o colega de estrelas sensacionais como Douglas Fairbanks, William S. Hart e Mary Pickford - Cecil B. DeMille em The autobiography of Cecil B. DeMille
Fannie Ward e Sessue Hayakawa em The Cheat (1915) |
O ator criou sua própria produtora, a Haworth Company Pictures, em 1917, mas depois de enfrentar uma apendicite em 1921, ele decidiu dar um tempo e viajar para o Japão com a esposa, Tsuru. Ao voltar, eles se basearam em Nova York, já que Sessue queria tentar os palcos da Broadway com o vaudeville, e foi aí que ele conheceu Ruth Noble, a mãe de seu filho Yukio, que mudaria sua vida para sempre.
De acordo com a própria Ruth Noble, ela conheceu Sessue através da esposa, Tsuru, que entrevistava atrizes para atuarem com o marido na peça The Bandit Prince, baseada em um livro escrito pelo próprio ator. Não demorou muito para que ele demonstrasse interesse em Ruth:
Nós íamos dançar e jantar depois do show. A esposa dele estava sempre presente. Eu não achava que ele queria algo sério. Ele tinha o hábito de me chamar para o seu camarim para ensaiar e aí nós começávamos a fazer amor. Eu acho que a esposa achava que eu o roubaria dela. O show fechou e eu voltei para Nova York em 1927. - testemunho de Ruth para o jornal em 1 de novembro de 1931.
Ruth Noble e Sessue Hayakawa, com a esposa Tsuru e Yukio |
Sem emprego ou dinheiro, eu concordei que eles levassem o menino e eles me permitiam vê-lo uma vez por semana. Eu mal podia esperar para essas visitas chegarem. Mas eles nunca me deixavam sozinha com a criança. Eles me deixavam brincar por alguns minutos, quando a esposa de Sessue interrompia. - Entrevista de Ruth Noble, 1 de novembro de 1931.
Sessue, Tsuru e Alexandre na assinatura dos papeis de adoção do juiz Samuel Blake |
A história oficial, propagada por Sessue Hayakawa, foi outra: em 26 de agosto de 1931, o jornal The Los Angeles Times, confirmou que ele, aos 45 anos de idade, e a esposa Tsuru, aos 38 anos, adotaram um menino chamado Alexander Hayes, de dois anos e meio, que morava com eles desde julho daquele ano.
Na foto, uma parte do termo de adoção, que conta com a assinatura de Ruth |
Eu sinto muito ter causado toda essa dor a ele. Eu percebi que o magoei demais com toda essa publicidade, mas toda vez que eu tentei vê-lo em Hollywood, eu nunca conseguia. -Ruth Noble
Sessue e Ruth a bordo do navio, rumo ao Japão |
Sessue não me magoaria. Eu sei que ele me ama. Ele não ama mais a srta. Noble. O caso deles está morto, e o bebê está começando a me amar também. Eu darei um Natal bem americano para ele. - replicado do jornal Nichibei Shunbin, 1931.
Sessue, Tsuru e Yukio, no entanto, ainda seriam assombrados por Ruth por bastante tempo! Em dezembro de 1931, ela tentou tirar um passaporte britânico, alegando que seu último marido, Rush Darby, era de origem inglesa. Os dois se divorciaram em 1927, quando o caso da atriz com o japonês se tornou bastante sério. Ruth tentava a repatriação para embarcar livremente para o Japão em dezembro de 1931, onde Sessue ficaria até janeiro de 1932.
Tsuru Aoki; ou Aoki Tsuruko, ficou furiosa com as tentativas de Noble em cercar o marido, tentando mantê-lo sempre perto dela. Em testemunho para os jornalistas, em dezembro de 1931, a atriz afirmou que Ruth estava tentando desfazer o seu lar. Tsuru conta que não sabia do affair do marido, embora suspeitasse que algo estava errado, e apenas descobriu quando Yukio tinha pouco mais de seis meses, após Sessue mandar a nota de um rádio que comprou para Ruth, para ela, por engano.
Ruth Noble e Alexander Hayes, agora chamado de Yukio Hayakawa |
Tsuru confrontou o marido, que revelou o affair, e ela o convenceu a diminuir a pensão de U$1500 para apenas U$450 por mês. Do Japão, eles enviavam U$100 por mês para Ruth, mas quando eles retornaram em meados de 1931 para os EUA, decidiram pagar U$4.500, de uma vez, para que ela lhes desse a custódia de Yukio, e mais U$150 por três anos:
Eu estou rezando por alívio das maquinações dessa mulher, que parece estar tentando fazer o pior para desfazer o meu lar. Eu sei do affair entre ela e meu marido há anos [...] Sinto muito pelo affair entre eles, mas tenho certeza que ele me ama e apenas a mim. O caso dele com Ruth está acabado, mas ela ainda tenta conquistá-lo - Tsuru para o jornal Nichibei Shibun, 1931.
Em junho de 1932, Tsuru e Yukio, agora com quatro anos de idade, se mudaram permanentemente para o Japão, reencontrando Sessue que, apesar de afirmações, não retornou do país após dois meses. Um mês depois, em 13 de julho de 1932, Ruth desembarcou no Japão, disposta a reconquistar a guarda de seu filho.
A sra. Rush Darby se encontrou com Hayakawa para demandar um novo plano de custódia do filho e um acordo financeiro para ela e Yukio. Os jornais relataram que Ruth se encontrou com os advogados do ator e retornou aos EUA, no dia 28 de julho, sem ter visto Yukio, que era legalmente de Sessue e da esposa, Tsuru. Na ocasião, o ator afirmou que Ruth estava "bêbada" e pediu que, para o bem da criança, que ela os deixasse em paz.
Tsuru e Sessue nos anos 1930 |
As indiscrições de Sessue continuaram, apesar do perdão de Tsuru. Em 2 de abril de 1933, a atriz Midorisan, de apenas 19 anos, deu à luz uma menina e se recusou a revelar quem era o pai. A jovem ficou hospedada -de maneira suspeita -em uma casa em Omori, cedida por Hayakawa, a mesma em que Yoshiko, primeira filha de Sessue, e, dois anos depois, Fujiko, moravam. Elas foram adotadas já que Tsuru, ao que tudo indica, não podia ter filhos naturalmente.
Sessue e Tsuru viveram o mais harmonicamente possível durante todos os anos seguintes, com o ator retornando ocasionalmente aos holofotes em filmes como Feras que Foram Homens (Three Came Home, 1950), A Ponte do Rio Kwai (1957); pelo qual foi indicado como Melhor Ator Coadjuvante no Oscar; e O Rei dos Mágicos (The Geisha Boy, 1958).
O casal achava que o pior havia passado, até que em 6 de janeiro de 1961, quando Yukio já tinha 32 anos de idade, Ruth entrou com um processo contra Sessue por U$500 mil. Ela o nomeou, novamente, como pai de seu filho, e alegou que ele não havia lhe pago a quantia que combinaram após o contrato de adoção. Ela ainda pediu os adicionais U$15,180 que lhe era devido, afirmando que o ex e Tsuru não cumpriram o combinado, no qual Ruth poderia ver o filho uma vez por semana, levando-o para o Japão sem seu aval.
Eu nunca mais vi a criança. [Quando fui para o Japão em 1932] Hayakawa me pressionou para deixar o país. [...] Com a quebra de contrato de Sessue, no qual não pude ver meu filho, eu não tive a companhia, amor, afeição e companhia de minha criança...infelizmente. - Ruth Noble para o jornalista Alfred Albelli ao Daily News, 1961.
O caso foi a julgamento em abril de 1962, quando Tsuru já havia morrido, e o juiz negou o pedido de Ruth, afirmando que o prazo já havia expirado para que ela pedisse qualquer residual de um acordo de adoção feito em 1931.
Sessue Hayakawa nos anos 1950 |
Nenhum comentário
Postar um comentário