Seria possível se apaixonar por uma voz? Saber que a pessoa é sua alma gêmea apenas ao ver uma foto dela em uma revista? No caso do cineasta italiano Federico Fellini, a resposta é sim para todas as alternativas. Foi assim que ele conheceu e se casou com a atriz Giulietta Masina - com quem ficou até sua morte em 1993.
Giulietta é minha melhor amiga, minha companheira, minha conselheira. Eu não saberia o que fazer sem ela. Não apenas agora que estou velho: sempre foi dessa maneira. - Federico em entrevista para a revista Interview, em janeiro de 1994.
O aspirante à cineasta, que já havia escrito algumas piadas e frases para filmes como 'Na Frente há um Lugar' e 'Quarta Página', estava no início da carreira e trabalhava até como cartunista na revista Marc Aurelio antes de conhecer sua amada. Giulietta, por sua vez, sempre quis ser atriz e, determinada, atuou no teatro e também no rádio. Em junho de 1943, ela conseguiu o papel de Pallina na radionovela 'The Adventures of Cico and Pallina', escrita por Fellini para a rádio Rai dentro do programa Terziglio.
Federico e Giulietta - namoro rápido, casamento longo |
Fellini e Masina em 1957 - a foto favorita de Giulietta dos dois |
Mulheres e Luzes (Luce del varietá, 1950)
Giulietta segue apaixonada por Checco, apesar das traições |
- Onde encontrar? Filme disponível pelo Youtube
Abismo de um Sonho (Lo sceicco bianco, 1952)
Giulietta em um dos primeiros filmes de seu marido |
Alberto Sodi em um de seus grandes destaques |
- Onde encontrar? Filme disponível pelo Telecine Play
A Estrada da Vida (La Strada, 1954)
Giulietta em cena de A Estrada, seu primeiro papel como protagonista |
Ele [Federico] me escalou para o filme em um tempo quando as maggiorate [mulheres voluptuosas] estavam na moda. Bem, eu era pequena, magra. Os produtores sabiam que eu era boa pelo teatro, mas achavam que 'La Strada' era um filme dramático, ciumento e por ai vai. Por isso, não estavam certos de mim por ser pequenina e frágil. Mas eu ganhei e sobrevivi. - Giulietta em entrevista ao New York Times, 1986.
Federico Fellini com a esposa em A Estrada da Vida (La Strada, 1954) |
- Onde encontrar? Filme disponível pelo Youtube e Telecine Play
A Trapaça (Il bidone, 1955)
Giulietta em um papel bastante dramático |
O neorrealismo de Fellini à todo o vapor |
Pessoalmente, para mim, foi muito difícil cortar tanto da performance de Giulietta. Ela estava tão bem, especialmente nas partes que cortei. Eu espero que ela tenha compreendido, afinal é minha esposa. Mas ela não foi compreensiva porque ela também é uma atriz. Eu acredito que a recompensei no meu próximo filme Noites de Cabíria (Le notti di Cabiria, 1957). - Federico para o livro I, Fellini.
- Onde encontrar? Filme disponível pelo Youtube
Noites de Cabíria (Le notti di Cabiria, 1957)
Um dos maiores papeis da carreira de Giulietta |
Giuietta, Federico e outros atores no set de filmagens |
Homens e mulheres tem atitudes diferentes sobre sexo fora do casamento. A mulher acha que se você faz sexo com outra, você está indo embora com sua alma. Um homem sabe que não está partindo e sim apenas emprestando um pouco. Mas você não pode dizer a sua esposa que alguém o pegou emprestado por uma noite. A ideia de estar casado é romântica para uma mulher e aterrorizante para um homem (...) Monogamia não é natural para um homem. Fisicamente, ele não é um animal monogâmico.
- Onde encontrar? Filme disponível pelo Telecine Play
Julieta dos Espíritos (Giulietta degli spiriti, 1965)
Giulietta em um dos filmes mais transcedentais de Fellini |
Giulietta e Sandra - divididas pelo mesmo homem na vida real e no filme |
- Onde encontrar? Filme disponível pelo Youtube
Ginger e Fred (idem, 1986)
Marcello Mastroianni e Giulietta Masina como Fred Astaire e Ginger Rogers |
Federico e a esposa no set de filmagens de Ginger e Fred (idem, 1986) |
- Onde encontrar? Filme disponível pelo Youtube
"[Nosso casamento] era uma comunhão de almas, a total fusão de duas personalidades que complementavam uma a outra", afirmou Giulietta para o jornal La Reppublica, lamentando não ter tido filhos com Fellini: "O tempo foi muito curto, mas com muito tempo perdido porque, você sabe, se você tem um filho você realmente não perdeu nada, mas eu não tenho".
Federico e sua amada Giulietta - juntos até o fim |
O convite de casamento de Giulietta e Federico, desenhado por ele, em 1943 |
Nenhum comentário
Postar um comentário