Slider

5 curiosidades sobre a borbulhante Olivia Newton-John

Olivia Newton-John conseguiu transceder gerações com sua personalidade borbulhante, seu talento inegável e sua carreira musical. Não acredita? 'Physical', por exemplo, um dos maiores hits da cantora nos anos 80, serviu de inspiração para a música homônima de Dua Lipa, lançada em 2020. 'Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978)' continua a ser um dos filmes de maior sucesso do mundo e a peça está em cartaz, este ano, no Brasil. 

A atriz faleceu em 8 de agosto de 2022, vítima de um câncer de mama metastático, aos 73 anos de idade. Olivia estava rodeada de sua família e amigos, pessoas que ela sempre prezou acima da fama, e deixou um legado além do artistico para os fãs: em 2012, ela criou o 'Olivia Newton-John Cancer & Wellness Foundation' para arrecadar fundos em prol da pesquisa sobre o câncer. 

Em sua homenagem, listamos 5 curiosidades sobre essa personalidade inesquecível. 

Olivia não foi a escolha inicial para interpretar Sandy em Grease

Olivia e John em 'Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978)'

Olivia marcou seu lugar como Sandy em Grease, mas a realidade é que ela não foi a primeira escolha para o papel. O filme, lançado em 1978, foi baseado na peça homônima criada por Jim Jacobs e Warren Casey em 1971 e se tornou um dos maiores sucessos da Broadway - fazendo com que Hollywood decidisse adaptar a peça para o cinema. 

Quando o longa começou a ser montado, os produtores Robert Stigwood e Alan Carr ofereceram o papel primeiro a Susan Dey que, na época, fazia sucesso na série 'A Família Dó-Re-Mi (1970-1974)', porém ela recusou porque queria fazer papeis mais 'adultos'. Na sequência, Marie Osmond também recebeu uma oferta, mas não quis saber e explicou para a Fox News em 2016:
Inicialmente, eu recebi o roteiro e era muito mais picante do que Olivia acabou fazendo. Mas eu estava em um momento na vida que queria ter filhos e eu não gostava do fato da garota ter que ficar 'malvada' para conseguir o cara. Eu acho que é o cara quem tem que trabalhar muito para conseguir a garota. 
Marie Osmond e Susan Dey - quase 'Sandys'

Outras atrizes que foram consideradas para o papel de Sandy? Carrie Fisher, a eterna princesa Léia de 'Star Wars', já que o diretor Randal Kleiser era amigo de George Lucas - e ele mostrou algumas cenas de Carrie para que ela fosse considerada para o papel. Segundo matéria da Vanity Fair, Randal não sabia que a atriz poderia cantar e dançar e se concentrou em outras candidatas. 

A cantora Linda Ronstadt também esteve no páreo, assim como Deborah Raffin, mas Olivia ganhou o papel após conhecer Alan Carr em um jantar em 1977. Assim que ele viu a cantora, sabia que ela seria a Sandy perfeita e a tentou convencer disso, até que o próprio John Travolta apareceu na casa dela para persuadi-la a estrelar 'Grease'. 

Em sua autobiografia 'Don't Stop Believin' de 2019, Olivia relembrou o teste de 'química' que fez com Travolta: "Quando entramos naquele cômodo juntos, era mágica e todo mundo sabia. Nós sabíamos. Eles não poderiam negar essa conexão. Estávamos um do lado do outro. Sandy e Danny ali em carne e osso. A melhor parte? Não tínhamos lido nem uma linha". 

Olivia sofreu retaliação ao ganhar um CMA Award, prêmio da música country, em 1974

Olivia ganhou o prêmio e enfureceu outros artistas country

Apesar de ser querida por praticamente todos, Olivia mostrou que não era unanimidade em 1974 ao ganhar o prêmio de Vocalista do Ano no CMA Awards, uma premiação nos EUA destinada aos artistas country. A australiana erradicada venceu concorrentes fortes como Loretta Lynn e a sempre maravilhosa Dolly Parton. Quando o nome de Olivia foi anunciado, inclusive, os apresentadores não pareceram nada satisfeitos na ocasião. 

George Jones e Tammy Wynette, então, criaram uma organização chamada Association of Country Entertainers (ACE), ou seja, 'Associação dos Artistas do Country' para tentar impedir que outros músicos, que não eram do gênero, fossem indicados aos prêmios. E para se ter uma ideia até que não pegaram tão pesado com Newton-John: em 1975, quando John Denver ganhou a estatueta, o apresentador botou fogo no cartão com o nome do artista - ao vivo! 

Em sua autobiografia, Olivia diz que se sentiu terrível com a situação, mas "não o suficiente para devolver seu prêmio" e relembrou que recebeu o apoio da sempre maravilhosa Dolly Parton: "Alguns artistas country, inclusive Dolly Parton e Loretta Lynn, me defenderam e sempre fui muito grata pelo apoio delas. Depois, eu gravei Jolene de Dolly e nós jantamos juntas. Ela é incrível e simplesmente deslumbrante". 


Jeff Conaway, o Kenickie de Grease, se tornou cunhado de Olivia Newton-John

Olivia, a irmã Rona e Jeff

Jeff Conaway interpretou Danny de 'Grease' na peça da Broadway, mas no filme foi escalado como Kenickie. O ator, de então 26 anos de idade, era bastante mulherengo e ficou com diversas atrizes nos bastidores, mas assim como John Travolta, ele tinha uma grande queda por Olivia Newton-John.

O destino, no entanto, quis diferente: de acordo com a própria Olivia em sua autobiografia, Jeff conheceu a irmã dela, Rona, quando ela foi visitá-la no set de filmagens em uma festa oferecida por Alan Carr. Os dois se apaixonaram e estavam de casamento marcado - que foi cancelado quando o artista quis que ela assinasse um acordo pré-nupcial. Seis meses depois, eles se casaram em Las Vegas, precisamente em 9 de janeiro de 1980, depois de assistirem a um show de Frank Sinatra. 

Jeff e Rona ficaram casados de 1980 a 1985 e nunca tiveram filhos juntos, apesar do artista ter se tornado padrasto de Tottie, Brett e Emerson - este último por ser mais novo foi com quem Conaway teve mais contato. Olivia, que chamava Jeff de 'o garanhão' para a irmã, não manteve contato com o astro após o divórcio de Rona, mas sempre teve muito carinho por ele. 

Olivia e Jeff no relançamento de Grease em 1998

Quando Jeff faleceu em 2011, vítima de uma overdose após uma luta pública contra bebida e drogas, Olivia prestou suas condolências: "É tão triste. Jeff tinha um bom coração e era muito talentoso. Ele era uma grande parte da nossa família e sentiremos falta dele". 

Olivia foi aterrorizada por dois perseguidores

Olivia Newton-John nos anos 80

Nos anos 1980, Olivia Newton-John tinha um flop com Xanadu (idem, 1980), mas estava à todo o vapor com sua música. Infelizmente, ela não pode aproveitar todo o sucesso de 'Physical', o hit de seu álbum homônimo, por ser alvo de dois perseguidores: Michael Owen Perry e Ralph Nau

Michael Owen Perry foi o primeiro stalker da atriz e o mais perigoso: ele começou a mandar cartas ameaçadores para a estrela, acreditando que ela se comunicava com ele através de seus olhos. Assustada, já que ele sabia onde ela morava, Olivia decidiu contratar uma segurança 24 horas para ficar em sua casa. Em 17 de julho de 1983, Michael matou cinco pessoas de sua família: seus pais, Chester e Grace, dois primos, Randy e Brian, e seu sobrinho de dois anos de idade, Anthony - todos foram atingidos com balas nos olhos. 

O assassino tinha uma lista de pessoas que pretendia matar e o nome de Olivia estava lá. Para a sorte da eterna Sandy de 'Grease', uma busca nacional foi feita para encontrá-lo após os assassinatos e Michael foi preso por roubar uma loja à beira da estrada. Michael foi sentenciado, em 1985, à pena de morte, mas por ser declarado legalmente insano, ele ainda espera sua vez no corredor da morte. 

Michael e Ralph Nau: stalkers sem limites

Gavin deBecker, responsável pela equipe de segurança de Olivia, ofereceu à polícia algumas das cartas de Michael para a estrela, que lia-se: "Eu sei sobre Apollo e as nove musas. Como eu disse, eu vi Xanadu pela primeira vez em meses. Depois de ver o filme, eu vi diversas garotas que parecem com você com cabelo longo e agora cabelo curto". 

Ralph Nau também era um stalker perigoso. Logo após toda a confusão com Michael, Olivia decidiu viajar para o Havaí e foi nessa ocasião que a equipe de segurança encontrou Ralph na cama dela, relaxando. No caso, o jovem não perseguia apenas Olivia, inclusive viajando para Austrália: ele foi atrás de Cher e escreveu cartas para Madonna, Vanna White e Marie Osmond. Além do mais: ele afirmou que era o verdadeiro pai de Redmond O'Neal, filho de Farrah Fawcett e Ryan O'Neil. 

Em 9 de agosto de 1984, Ralph foi preso por ter matado o irmão de oito anos de idade com um machado. Em julho de 1989, com a possível liberação do stalker do Elgin Mental Health Center, nos EUA, Olivia Newton-John, Sheena Easton e Cher se uniram e escreveram uma carta para impedir que Ralph saísse do centro. Antes disso, passou quase uma década atrás de Olivia, mandando 600 cartas - o jovem, com transtornos mentais, acreditava que os dois eram almas gêmeas e foram distanciados por alguém chamada Maria. 

Olivia Newton-John com a filha e Matt em Byron Bay, na Austrália

Em 1991, a Justiça concedeu sua liberação após internação involuntária, porém ele permaneceu no local. Após todo esse susto, Olivia voltou a morar na Austrália com seu então marido Matt Lattanzi e a filha deles, Chloe. 

Olivia Newton-John esteve no Brasil três vezes

Olivia com o então namorado Matt no Brasil em 1982 - Rio de Janeiro

Olivia Newton-John se encantou pelo Brasil e o povo brasileiro a amava de volta! Em 15 de fevereiro de 1982, a estrela vinha ao nosso país pela primeira vez, ao lado do então namorado Matt, para divulgar seu hit 'Physical'. A cantora, na ocasião, aproveitou o samba, conheceu diversas personalidades brasileiras e até gravou uma participação especial na novela 'Jogo da Vida', da TV Globo, nos capítulos 120 e 121 como atração da estreia do fictício Bar Cowboy. 


Em 1992, Olivia voltou ao Brasil, desta vez para participar da convenção Eco-92 como Embaixadora da ONU para Meio Ambiente. Ela desembarcou no Rio de Janeiro em junho daquele ano e, um mês depois, de volta à Los Angeles, descobriu que estava com câncer de mama pela primeira vez - ela foi diagnosticada três vezes com a doença. 

"Talvez tenha sido o fato de eu ter acabado de voltar do Brazil após representar a ONU e gravar uma música em prol do meio ambiente. Eu estava muito honrada de estar lá, mas parecia que tinha sugado toda a energia de mim. Eu voltei para Los Angeles exausta e algo não estava bem", relembrou Olivia em sua autobiografia, notando que o nódulo desta vez dóia. A mamografia não revelou nada, entretanto ela insistiu em uma biópsia e descobriu o câncer - lição importante: sempre confie em sua intuição! 



Em 2016, a eterna Sandy veio a última vez ao nosso país e se apresentou no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ela se apresentou em 1º de março de 2016 no Theatro Municipal na Cidade Maravilhosa e no dia 3 no Espaço das Américas, em São Paulo com o show batizado 'Summer Nights', em comemoração aos seus 50 anos de carreira com hits como 'I Honestly Love You' e 'Physical'. 

Em entrevista ao Jornal O Globo, Newton-John não lembrava tão bem todas suas visitas ao nosso país, contudo tinha muito carinho: "Acho que fiz um show, talvez não. Ai, meu Deus, faz muito tempo... uns 35 anos! Fui ao Rio e foi espetacular. Vi o desfile das escolas de samba de um camarote com alguns amigos". 

Olivia em apresentação no Rio em 2016

A música brasileira tem muito ritmo, é alegre e maravilhosa. O Rio é um lugar incrível, cheio de charme, com uma natureza inigualável - celebrou a atriz para o Tribuna da Imprensa em 1982. 

Seremos eternamente devotados à você, Olivia!  

0

Nenhum comentário

Postar um comentário

both, mystorymag
© all rights reserved
made with by templateszoo